Lançada há quase 40 anos, a série Dragon Ball, com seus animes e filmes, é um sucesso em todo o mundo, mas assistir tudo em ordem linear pode ser um grande desafio.
Pensando em ajudar você a aproveitar ao máximo as aventuras de Goku e seus companheiros, a Coleco criou esse guia com uma sugestão de ordem para você assistir a tudo em uma ordem de evolução que consideramos a correta.
Dragon Ball, que anime é esse?
Dragon Ball é uma franquia de mídia japonesa criada por Akira Toriyama em 1984. O mangá inicial, escrito e ilustrado por Toriyama, foi publicado em série na revista semanal Weekly Shōnen Jump, de 1984 a 1995. Com 519 capítulos individuais, a série foi posteriormente organizada em 42 volumes tankōbon (denominação japonesa para livros completos ou que formam capítulos de uma série) e publicada por sua editora Shueisha.
Dragon Ball foi originalmente inspirado no clássico romance chinês do século 16 “Journey to the West”, combinado com elementos de filmes de artes marciais de Hong Kong. A série segue as aventuras do protagonista Son Goku desde sua infância até a idade adulta, enquanto ele treina artes marciais.
Durante a infância, Goku cresce longe da civilização até conhecer uma adolescente chamada Bulma, que o encoraja a participar de sua missão para explorar o mundo em busca das sete esferas conhecidas como Esferas do Dragão, que convocam um dragão que realiza desejos quando reunidas.
Ao longo de sua jornada, Goku faz vários outros amigos, torna-se um homem de família, descobre sua herança alienígena e luta contra uma grande variedade de vilões, muitos dos quais também buscam as Esferas do Dragão.
O mangá de Toriyama foi adaptado e dividido em duas séries de anime produzidas pela Toei Animation: Dragon Ball e Dragon Ball Z, que juntas foram transmitidas no Japão de 1986 a 1996.
Além disso, o estúdio desenvolveu 21 filmes de animação e três especiais de televisão, bem como duas séries de sequência do anime, intituladas Dragon Ball GT (1996–1997) e Dragon Ball Super (2015–2018).
De 2009 a 2015, uma versão revisada de Dragon Ball Z foi ao ar no Japão sob o título “Dragon Ball Kai”, como um recorte que segue a história do mangá de forma mais fiel, removendo a maior parte do material apresentado exclusivamente no anime.
Várias empresas desenvolveram produtos de merchandising com base na série, como filmes animados, live-action, jogos de cartas colecionáveis, inúmeras figuras de ação, além de várias coleções de trilhas sonoras e jogos para videogames. Dragon Ball se tornou uma das franquias de mídia de maior bilheteria de todos os tempos.
Desde o seu lançamento, Dragon Ball se tornou uma das séries de mangá e anime de maior sucesso de todos os tempos, com o mangá vendido em mais de 40 países e o anime transmitido em mais de 80 países. Os 42 volumes tankōbon coletados do mangá têm mais de 160 milhões de cópias vendidas no Japão e 300 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, tornando-se uma das séries de mangá mais vendidas.
Os críticos elogiaram a arte, a caracterização e o humor da história. É amplamente considerada como uma das maiores e mais influentes séries de mangá já feitas, com muitos artistas de mangá citando Dragon Ball como fonte de inspiração para seus próprios trabalhos, agora populares.
O anime, principalmente Dragon Ball Z, também é muito popular em todo o mundo e é considerado um dos mais influentes no aumento da popularidade da animação japonesa na cultura ocidental. Teve um impacto considerável na cultura popular global, referenciado por inúmeros artistas, atletas, celebridades, cineastas, músicos e escritores em todo o mundo.
As séries canônicas de Dragon Ball e suas sagas
Dragon Ball conta com três séries principais que compõem o conteúdo canônico. São elas:
1 – Dragon Ball – de 1986, com 153 episódios
Com um total de 153 episódios, Dragon Ball adaptou 194 capítulos do mangá e está dividida em 9 sagas. Saga Pilaf, saga 21º Torneio, saga Red Ribbon, saga General Blue, saga Comandante Red, saga Vovó Uranai, saga Tenshinhan, saga Piccolo Daimaoh e saga Piccolo Jr.
Essa adaptação é considerada por muitos a melhor adaptação da série, tanto pela fidelidade frente ao mangá, quanto pela qualidade da animação.
Durante essa série, acompanhamos a evolução de Goku, um garotinho que vive nas montanhas até se tornar um grande guerreiro. É nessa série que também conhecemos os principais amigos de Goku, que o irão acompanhar por inúmeras aventuras.
2 – Dragon Ball Z – de 1989, com 291 episódios
Devido ao grande sucesso da primeira série animada, a Toei Animation decidiu continuar com as adaptações, mas pediu para que Toriyama trocasse o título. Segundo a Toei, essa troca era importante para dar mais liberdade criativa e também para dividir a sequência de capítulos junto aos fãs. Essa divisão também proporcionou uma maior produção de produtos de merchandising.
Dragon Ball Z se passa 5 anos depois dos acontecimentos da primeira série e continua a história de Goku e seus amigos com a adaptação de 325 capítulos do mangá, tendo um total de 291 episódios.
Dragon Ball Z chegou para coroar o que já era bom e apresentou para os fãs as mais conhecidas sagas da franquia: Saga Sayajin, Saga Freeza, Saga dos Androids e Cell e a Saga Majin Boo.
3 – Dragon Ball Super – de 2015, com 131 episódios
Em abril de 2015, o retorno da esperada série foi anunciada pela Toei Animation, novamente com um novo nome. Dragon Ball Super veio depois de 18 anos de espera desde Dragon Ball GT (um spin-off da série principal). A história do anime se passa 4 anos após a derrota de Majin Boo, sendo uma continuação canônica para a história principal.
Nessa adaptação temos as sagas Deus da Destruição, Freeza Dourado, Sexto Universo, Trunks do Futuro, Sobrevivência do Universo, Broly e Patrulha Galáctica.
As séries derivadas de Dragon Ball e suas sagas
Pensa que acabou? Para completar todas as séries de Dragon Ball você ainda precisa aproveitar mais três séries, mas nem tudo é novidade.
Das 3 séries adicionais temos duas séries derivadas e uma releitura. Isso mesmo, durante a produção de Dragon Ball Z, a Toei Animation esticou a série com adicionais de animação.
Anos depois, as sagas foram resumidas em uma nova série chamada Dragon Ball Kai, que foi lançada em 2009 e conta com 99 episódios. A remasterização em HD foi um grande atrativo, mas muitos especialistas também consideram que a estratégia foi usada para atrair um novo público para a série mais querida do anime.
As duas séries derivadas são: Dragon Ball GT e Super Dragon Ball Heroes, que apresentam um conteúdo novo a respeito dos nossos queridos heróis.
1 – Dragon Ball Kai – de 2009, com 99 episódios
Lançada em 2009 pela Toei Animation, para comemorar os 20 anos de Dragon Ball Z, Dragon Ball Kai contou com uma remasterização completa em HD de Dragon Ball Z. Recebendo uma nova abertura e encerramento, além de redublagem com os atores originais.
Temos novamente a adaptação de Dragon Ball Z com as sagas Sayajin, Freeza, Androids e Cell e Majin Boo.
2 – Dragon Ball GT – de 1996, com 64 episódios
Ao término da Saga Boo, a Toei Animation se viu sem uma continuação, já que Toriyama tinha escrito tudo até aquele ponto.
Para não ficar sem uma continuação da franquia mais lucrativa de animes, a Toei lançou Dragon Ball GT.
A história focada em Pan, Trunks e Goku tem início quando Pilaf encontra as Esferas do Dragão Negras no templo do Kami-Sama e acaba transformando Goku novamente em criança depois de desejar isso ao Shenlong Vermelho.
As Esferas do Dragão se espalham por todo o universo e nossos heróis precisam reuni-las em um ano para que a Terra não seja destruída.
Essa continuação não é canônica para a série principal, já que não adapta nenhum mangá, mas faz parte da continuidade do anime com um total de 64 episódios.
3 – Super Dragon Ball Heroes – de 2018, com 33 episódios e contando
Em maio de 2018, a Yonkou Productions anunciou o lançamento do anime Super Dragon Ball Heroes, baseado no jogo de mesmo nome produzido pela Bandai Namco.
O anime não é canônico, mas é um sucesso por proporcionar lutas inusitadas, como entre o Vegetto e o Super Saiyajin 4 e Goku contra o próprio Goku.
Onde assistir?
Assistir Dragon Ball no Brasil não é uma tarefa simples. Para ajudar você com essa tarefa, a Coleco preparou uma série de dicas de onde encontrar cada série nos serviços de streaming, clique no link a leia “Dragon Ball: onde encontrar cada fase do anime para assistir?“
Quanto tempo leva para assistir Dragon Ball?
Adorei o conteúdo! Agora vou assistir tudo! Então prepare-se para investir no mínimo 12 dias. Claro que se você lembrar que deve comer, ir ao banheiro e dormir pode reservar 35 dias com uma média de 8h por dia. Dragon Ball tem aproximadamente 276 horas de conteúdo.
Filmes de Dragon Ball
Estes são os filmes já lançados de Dragon Ball, divididos por cada fase:
1 – Filmes de Dragon Ball (Original)
- Dragon Ball: A Lenda de Shenlong (1986)
- Dragon Ball: O Castelo do Diabo (1987)
- Dragon Ball: Uma Aventura Mística (1988)
- Dragon Ball: The Path to Power (1996)
2 – Filmes de Dragon Ball Z
- Dragon Ball Z: O Resgate de Gohan (1989)
- Dragon Ball Z: O Homem Mais Forte do Mundo (1990)
- Dragon Ball Z: A Árvore do Poder (1990)
- Dragon Ball Z: Goku, o Super Saiyajin (1991)
- Dragon Ball Z: A Vingança de Cooler (1991)
- Dragon Ball Z: O Retorno de Cooler (1992)
- Dragon Ball Z: O Retorno dos Andróides (1992)
- Dragon Ball Z: O Poder Invencível (1993)
- Dragon Ball Z: Batalha Nos Dois Mundos (1993)
- Dragon Ball Z: A Volta do Guerreiro (1994)
- Dragon Ball Z: O Combate Final Bio-Broly (1994)
- Dragon Ball Z: O Renascimento da Fusão (1995)
- Dragon Ball Z: O Golpe do Dragão (1996)
- Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses (2013)
- Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza (2015)
3 – Filmes de Dragon Ball Super
- Dragon Ball Super: Broly (2018)
- Dragon Ball Super: Super Hero (2022)
4 – Outros filmes
- Dragonball Evolution (Live action, 2019)
Ordem para assistir aos filmes e séries de Dragon Ball
Agora que você já conhece todos os lançamentos de Dragon Ball, preparamos uma lista com a melhor ordem para você curtir as aventuras de Goku e seus amigos. A Coleco também preparou uma linha completa de camisetas de Dragon Ball e outros animes para você curtir cada série de Dragon Ball com muita emoção. Clique no link e veja as Camisetas de Dragon Ball:
- Dragon Ball
- Dragon Ball: Curse of the Blood Rubies (1986)
- Dragon Ball: O Castelo do Diabo
- Dragon Ball Z (Episódios 1- 86)
- Dragon Ball Z Special 1: Bardock, The Father of Goku
- Dragon Ball Z (Episódios 87-107)
- Dragon Ball: Episódios do Bardock
- Dragon Ball Z: O Homem Mais Forte do Mundo
- Dragon Ball Z: A Árvore do Poder
- Dragon Ball Z: Goku, o Super Saiyajin / Lorde Slug
- Dragon Ball Z: Dead Zone
- Dragon Ball Z (Episódios 108-123)
- Dragon Ball Z Special 2: The History of Trunks
- Dragon Ball Z (Episódios 124-125)
- Dragon Ball Z: Os Rivais Mais Poderosos / A Vingança de Cooler
- Dragon Ball Z (Episódios 126-146)
- Dragon Ball Z: Super Android 13!
- Dragon Ball Z (Episódios 146-173)
- Dragon Ball Z: O Retorno de Cooler
- Dragon Ball Z: Broly – O Lendário Super Saiyajin
- Dragon Ball Z (Episódios 173-194)
- Dragon Ball Z: O Surgimento de Bojack
- Dragon Ball Z (Episódios 194-207)
- Dragon Ball Z: A Volta do Guerreiro / O Retorno do Guerreiro Lendário / A Segunda Vinda de Broly
- Dragon Ball Z (Episódios 207-250)
- Dragon Ball Z: Bio-Broly
- Dragon Ball Z (Episódios 250-253)
- Dragon Ball Z: O Renascimento da Fusão / Uma Nova Fusão: Gogeta / A Fusão de Goku e Vegeta
- Dragon Ball Z (Episódios 253-288)
- Dragon Ball Z: O Golpe do Dragão / O Ataque do Dragão / A Explosão do Golpe do Dragão
- Dragon Ball Z (Episódios 288-291)
- Dragon Ball GT
- Dragon Ball: A Caminho do Poder
- Dragon Ball Z Kai
- Dragon Ball Z: Plan to Destroy the Saiyajin
- Dragon Ball Super (Episódios 1-3)
- Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses
- Dragon Ball Super (Episódios 4-18)
- Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza
- Dragon Ball Super (Episódios 19-131)
- Dragon Ball Super: Broly – Skytree Super
- Dragon Ball Super Movie: Broly
- Dragon Ball Super: Super Hero (2022)