Não há muitas coisas no universo de Dragon Ball que podem matar Goku, mas quando o Saiyajin luta contra Cell, o vilão expõe sua maior fraqueza.
Goku é considerado um gênio quando o assunto é lutar dentro do mito de Dragon Ball, mas sua batalha contra Cell tragicamente prova que o oposto é verdadeiro, e assim expõe a sua maior fraqueza.
Desde que foi apresentado, Goku mostrou ser um personagem essencialmente imbatível. Não que ele fosse uma potência de nível divino desde o início, era apenas que ele não perdeu nenhuma luta. De alguma forma, Goku encontrava uma maneira de vencer – se ele enfrentasse um regime fascista mundial ou mesmo uma entidade secular que se acredita ser um demônio literal, Goku saía por cima. No entanto, uma vez que Dragon Ball se transformou em Dragon Ball Z, as coisas pararam de ser tão fáceis para Goku quando ele começou a perder algumas batalhas. Goku morreu lutando contra Raditz, efetivamente perdeu para Vegeta, foi derrotado pelo Capitão Ginyu e mal apareceu para lutar contra os Androides devido a uma condição médica preexistente da qual ele foi informado e recebeu a cura três anos antes. Basicamente, Goku não era mais a criança de ouro que já foi, e sua batalha com Cell foi realmente a luta em que isso se tornou incrivelmente claro – e em mais de uma maneira.
Em Dragon Ball, capítulo 412, por Akira Toriyama, Gohan está no meio de sua luta contra Cell enquanto o resto dos Z-Fighters ainda estão se recuperando de sua batalha coletiva contra os Cell Juniors. Como um Super Saiyajin 2, Gohan tem o poder de matar Cell para sempre, que é exatamente o que Goku grita para Gohan fazer. Goku grita com Gohan com um desespero sincero em sua voz para se apressar e matar Cell antes que seja tarde demais, o que é bastante inacreditável considerando tudo que Goku fez até aquele momento.
A confiança equivocada de Goku leva à sua morte final em Dragon Ball
Quando Goku estava lutando contra Cell antes de Gohan, Goku decidiu desistir bem no meio da batalha. Goku foi o primeiro lutador a enfrentar Cell, então mesmo que ele não fosse capaz de vencê-lo, Goku poderia ter pelo menos continuado e enfraquecido Cell até o ponto em que o próximo lutador poderia acabar com ele imediatamente, mas ele não o fez. Não só Goku não enfraqueceu mais Cell, mas depois que Goku desistiu, ele deu a Cell um feijão senzu que restaurou o vilão ao poder total. Literalmente cada um dos Z-Fighters disse a Goku para parar o que ele estava fazendo, que esta era a pior ideia e jogar Gohan no ringue com um Cell totalmente energizado não é apenas uma má paternidade, mas pode significar o fim do mundo. Mas, Goku apenas deu de ombros e disse que tudo ficaria bem, e como era Goku, sua atitude indiferente parecia indicar que ele tinha algum tipo de truque na manga. Mas não.
A ação e a inação de Goku nesta saga provam que ele não é o gênio da luta que todos pensam que ele é, pois mesmo quando ele está incrivelmente confiante, Goku nem sempre está certo. Embora seja bom estar confiante em uma batalha, essa confiança pode se tornar uma fraqueza e em seguida uma arrogância, como mostrado quando Goku acredita que está certo quando não está e faz coisas quando não deveria, o tempo todo ouvindo ninguém – e no final, isso o matou. Por não fazer tudo o que podia para derrotar Cell no começo, Goku foi forçado a se sacrificar em um último esforço para salvar o mundo – um final trágico que poderia ter sido uma vitória indolor se não fosse a maior fraqueza de Goku em Dragon Ball.
Conheça os principais produtos da Coleco com a franquia Dragon Ball em Animes Coleco.