Pokémon: conheça os principais jogos disponíveis na ordem correta

Da mesma forma que o anime, os jogos de console da franquia Pokémon também possuem uma ordem certa de jogar. Se você já conferiu a nossa última lista sobre onde assistir todas as temporadas e filmes lançados, chegou a hora de entrar no mundo dos games e saber um pouco mais sobre a história de cada um e jogá-los na ordem correta. 

  1. Pokémon Red, Green, Blue e Yellow (1996-1998)

Criados por Satoshi Tajiri e produzidos por Shigeru Miyamoto, Pokémon Red e Green (duas versões com Pokémon exclusivos em cada uma delas) foram os primeiros jogos focados no estilo RPG, lançados no Japão. Quando vieram para o Ocidente, Pokémon Blue substituiu Pokémon Green com gráficos melhores, e só depois a versão Blue foi lançada no Japão. 

Foram nessas versões que conhecemos a região de Kanto, os criminosos da Equipe Rocket, a primeira leva de Pokémon da primeira geração e que qualquer jogador ficava na dúvida sobre qual Pokémon escolher na hora de jogar: Squirtle, Charmander ou Bulbasaur.

Em Pokémon Yellow, lançado em 1998, os gráficos do jogo ficaram mais coloridos, variando de acordo com a localização e sprites dos Pokémon, e vários monstrinhos de bolsos, bem como o Brock e a Misty, foram redesenhados para parecerem mais com seus personagens do desenho, já que o anime havia sido lançado no ano anterior.

Os jogos receberam diversos remakes ao longo do ano, como o LeafGreen para o portátil da Nintendo, em 2004, e para o virtual Console de Nintendo 3DS, em 2016. Já o Pokémon: Let’s Go, Pikachu! e Pokémon: Let’s Go, Eevee!, de 2018, são remakes de Pokémon Yellow.

  1. Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald (2002-2004)

A partir daqui damos início a terceira geração de jogos Pokémon. Lançados em 2002, Ruby e Sapphire possuem apenas uma diferença notável, Pokémon Lendário que deseja adquirir. Em Ruby, você terá Groudon, Pokémon tipo terrestre, e em Sapphire, terá Kyogre, Pokémon tipo água, para jogar. 

No Esmerald, de 2004, você tem a opção de ambos os Pokémon ao mesmo tempo, e para a nova geração de portáteis, remakes dos jogos com gráficos atualizados foram lançados em 2014 para Nintendo 3DS: Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire.

  1. Pokémon Gold, Silver e Crystal (1999)

Nessa segunda geração de jogos, lançados entre os anos 1999 e 2001, Kanto já não é mais a única região de exploração do mapa, agora você também conhecerá Johto e precisará se adaptar aos novos pokémon iniciais: Cyndaquil, Chikorita e Totodile, bem como aos novos pokémon lendários, Ho-Oh, Lugia, Entei, Suicune e Raikou. 

Em qualquer uma das três versões, depois de conquistar todas as 16 insígnias, você poderá duelar com Red, protagonista dos primeiros jogos e adversário mais difícil de todo o jogo. No entanto, o grande vilão da vez é Silver, filho do chefão da Equipe Rocket.  

Pokémon Crystal, o mais recente dessa geração (2001), possui ainda um bônus, onde você pode decidir pela primeira vez a opção de jogar com uma personagem feminina, a Kris. Por fim, o remake dos games, Pokémon Heart Gold e Soul Silver, foram lançados pela Nintendo DS, em 2009.

  1. Pokémon Diamond, Pearl e Platinum (2006-2008)

Em 2006, a quarta geração surge e Pokémon Diamond e Pearl são lançados para Nintendo DS. Os jogos se passam na região de Sinnoh, recontam a história de seus dois antecessores e acrescentam novas mecânicas de batalhas para os jogadores. 

Pokémon Platinum (2008) é a versão melhorada de Diamond e Pearl, com um novo cenário, personagens, pássaros lendários, batalhas mais duras e 59 pokémon adicionais, somando 210 criaturas. Além da mudança de clima em algumas cidades e na roupa dos personagens. Em 2021, foram lançados Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, remakes de Diamond e Pearl para Nintendo Switch. 

  1. Pokémon Black e White (2010)

Na quinta geração da franquia dos jogos, você estará na região de Unova. Em Black e White você notará  gráficos superiores, encontrará todos os treinadores do ginásio, a elite dos 4 e batalhas muito mais detalhadas, com novos ângulos de ataques específicos e muito mais!

Foi ainda no início dessa geração, que pela primeira vez, um cenário que não fosse inspirado no Japão, foi incluído no jogo, mais precisamente Nova York, EUA, e uma professora mulher foi introduzida na franquia. Além dos 156 novos Pokémon, a maior quantidade de criaturas introduzidas em uma geração até hoje.

  1. Pokémon Black 2 e White 2 (2012)

Pokémon Black 2 e White 2 foram lançados para Nintendo DS e Nintendo 3DS e continuam tendo Unova como cenário principal, agregando mais valor à região, em uma área ainda não explorada. De novidade, temos a volta de antigos personagens, que buscam dar suporte ao protagonista durante toda a trama, e a evolução de todos eles com relação a trama anterior, partindo em novas empreitadas e assumindo novos postos. 

Temos também o Pokémon World Tournament, ou PWT, uma nova competição sediada em um espaço ao sul de Driftveil City, em Unova, onde os jogadores podem batalhar com líderes de ginásio e treinadores lendários de outras regiões.

  1. Pokémon X e Y (2013)

Primeiros títulos da sexta geração dos jogos Pokémon e um dos mais vendidos do console, Pokémon X e Y foram os primeiros a serem lançados, exclusivamente, para Nintendo 3DS, e se passam ao mesmo tempo que Pokémon Black 2 e White 2. Kalos é a nova cidade a ser desbravada, uma região repleta de esportes radicais que podem ser praticados, e a Mega evolução é o grande destaque: método utilizado por Pokémon para adquirirem uma forma superior. 

O 3DS também proporcionou um novo estilo de batalha, chamado Sky Battle, novos modos de locomoção na diagonal e evoluções que envolvem mover fisicamente seu console. Além de 72 novas espécies de Pokémon e um novo tipo, Fada, que pode ser lançado no Pokédex.

  1. Pokémon Sun e Moon (2016)

O novo cenário dos jogos é o arquipélago de Alola, constituído por quatro ilhas exploráveis e algumas feitas, especialmente, para os fãs antigos, como as Alola Forms, que são variações regionais dos Pokémon de Kanto e que trazem de volta os Pokémon Vulpix e Exeggtor, com uma aparência renovada, e os personagens Red e Blue mais velhos.

O Island Challenge (mudança dos ginásios para os Trials) também foi destaque, bem como o Festival Plaza (local voltado para a comunicação online) e o Movimentos-Z (Z-Moves), que funciona de forma bastante parecida com a Mega Evolução. Um remake também foi feito (Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon) em 2016 para Nintendo 3DS. 

  1. Pokémon Sword e Shield (2019)

Exclusivos para Nintendo Switch, Pokémon Sword e Shield marcaram a oitava geração da série e de acordo com algumas teorias, os jogos se passam em um universo diferente. Galar é a região da vez, uma área mais selvagem para ser explorada, e a novidade é Dynamax e Gigantamax. Em suma, Dynamax vai aumentar o tamanho e força do Pokémon, e Gigantamax, além de aumentar o tamanho, também muda a aparência, deixando o Pokémon mais forte.

  1. Pokémon Scarlet e Violet (2022)

Lançados em 2019, não se sabe ao certo a ordem cronológica de Pokémon Scarlet e Violet, e a teoria é que eles ocorram após os eventos de Pokémon Sword e Shield. A nona geração tem como diferencial a batalha Lets’go, que permite enviar o Pokémon sozinho para encarar o rival. Além de que, pela primeira vez, somos apresentados à região de Paldea, um mundo completamente aberto, dividido em três rotas com diferentes histórias, em que todas as cidades estão interligadas e podem ser exploradas livremente. 

BÔNUS

  1. Pokémon Legends: ARCEUS (2022)

Primeiro spin-off da série, Pokémon Legends: ARCEUS pode ser jogado antes ou depois de todos os outros jogos da franquia, principalmente se você deseja saber mais sobre como surgiu o Mundo Pokémon e o início das relações entre humanos e monstrinhos. Aqui, você passa a explorar a região de Hisui, antiga Sinnoh, e diferentemente dos outros jogos, a sua missão é registrar os Pokémon encontrados no caminho, completar a primeira Pokédex da cidade e saber mais sobre os monstros, que interagem de diferentes formas durante o jogo. Sendo assim, se você é verdadeiramente fã de Pokémon, com certeza vale a experiência!

Aqui na Coleco, nos especializamos em designs de camisetas inspirados na cultura pop, cinema, música, jogos e quadrinhos. Todos recheados com muito humor.