Comprar na Shopee é muito simples e seguro, mas por algum motivo você pode querer cancelar sua compra.
Seja por arrependimento ou problema com o produto. A Shopee permite o cancelamento de pedidos, mas existem algumas condições. Abaixo listamos algumas informações que podem ser úteis para o seu cancelamento do pedido. Tanto para pedidos processados como para pedidos pendentes, preparamos esse tutorial pensando em ajudar você pelo APP ou site.
Qualquer compra pode ser cancelada?
As compras da Shopee podem ser canceladas de acordo com algumas regras.
- Desistência de compra antes do envio do material pelo vendedor: o cancelamento por desistência de compra poderá ser solicitado quando o item ainda não tiver sido enviado pelo vendedor. A solicitação de cancelamento será informada ao vendedor para aprovação.
- Não cumprimento do prazo de entrega: pode ocorrer se o vendedor não enviar o item até o prazo acordado ou se o novo prazo não atender a necessidade do comprador, o cancelamento poderá ser solicitado. A solicitação de cancelamento será enviada ao vendedor para aprovação e será aceita se o pedido não houver sido processado.
Após a compra o comprador tem até 1 hora para solicitar o cancelamento e o pedido ser cancelado de forma automática. Após esse período, o pedido de cancelamento precisa de aprovação do vendedor. No caso da solicitação ser cancelada pelo vendedor, o pedido será enviado normalmente. Os compradores podem pedir o cancelamento apenas uma vez para cada pedido.
É importante destacar que estamos falando do cancelamento do pedido. Para pedidos recebidos com problema ou com desistência de compra, eles podem ser devolvidos através de uma solicitação de reembolso.
Quero cancelar. E agora?
O processo de devolução do produto é diferente do cancelamento. Esse tutorial irá focar apenas no cancelamento. Pedidos enviados ou recebidos devem passar por processo de devolução.
Pelo aplicativo
- Abra o app da Shopee no seu aparelho celular ou tablet;
- Faça login e toque no linque “Eu”, no canto inferior direito;
- Toque em “A enviar”, estará abaixo de “Minhas compras”;
- Selecione o pedido que você quer cancelar;
- Vá em “Cancelar pedido” no final da tela;
- Escolha o motivo do cancelamento e depois toque em “Confirmar”.
Pelo site
- Entre na página da Shopee pelo seu navegador preferido;
- Clique no seu nome de usuário no canto superior direito;
- Vá em “Minhas Compras” e depois em “A Enviar”;
- Clique em “Mais” abaixo do valor do pedido;
- Selecione “Cancelar Pedido”;
- Escolha o motivo do cancelamento do pedido na Shopee e confirme clicando mais uma vez em “Cancelar Pedido”.
Se você seguiu todos os passos já deve ter conseguido pedir o cancelamento do seu pedido na Shopee. Lembre-se que, em alguns casos, o cancelamento vai depender da aprovação do vendedor. No entanto, se a solicitação para cancelar for aberta no período de 1h após o pagamento, não será preciso ter a confirmação do vendedor.
Realizei o pedido de cancelamento na Shopee, mas ele não foi aceito
Em alguns casos o pedido de cancelamento não poderá ser atendido.
- Pagamento não aceito: para os pagamentos não concluídos na Shopee a solicitação de cancelamento não poderá ser feita. O sistema de cancelamento da Shopee irá cancelar o pedido de forma automática.
- Pedido já enviado pelo vendedor: no caso do pedido já ter sido enviado pelo vendedor ele não poderá ser cancelado. Esses pedidos ainda podem ser cancelados através do processo de reembolso ou devolução.
Esperamos que essas informações tenham sido úteis para tornar suas experiências de compra mais tranquila na Shopee e se estiver procurando camisetas ou jogos exclusivos e com muito humor venha conhecer a coleco.com.br