Vale a pena usar o Shopee? 9 dicas para comprar com segurança e não correr riscos

Se você costuma fazer compras online já deve ter notado que há um grande marketplace fazendo sucesso no Brasil: a Shopee. Na plataforma é possível encontrar produtos de todos os tipos e de todos os locais do mundo. Com a possibilidade de se criar um loja pessoal, muitos vendedores estão abrindo novas lojas nacionais o que levantou muitas dúvidas na hora de realizar uma compra.

Antes de conhecer nossas orientações para uma compra mais segura na Shopee é importante destacar que toda plataforma de vendas online como eBay, OLX, Mercado Livre, AliExpress entre outras possuem sistemas de segurança e são seguras para compras, mas antes de iniciar seu processo de compra ou venda leia todas as informações de segurança.

Abaixo listamos 9 dicas para você realizar sua compra de forma segura na Shopee, mas irão ajudar você no uso de outros marketplaces.

 

1. Desconfie de valores baixos e grandes ofertas

As plataformas de vendas trouxeram muitas oportunidades de negócios e aproximaram fabricantes e grandes distribuidores com o cliente final. Esse processo reduziu os custos e baixou de forma significativa os valores finais.

Nossa primeira orientação chama a atenção para os valores muito baixos. Se o produto é novo será importante verificar se existem outros vendedores ou fabricantes vendendo o produto com valores similares. Olhe o tempo que o produto está sendo vendido e sempre desconfie de produtos com vendas em espaço curto de tempo. Também aproveite para olhar a reputação do vendedor e a opinião dos compradores nas avaliações.

Se o produto for usado simplesmente corra .O anúncio foi criado para atrair compradores impulsivos.

Outro ponto muito importante é a qualidade. Para evitar receber um produto de baixa qualidade procure por fotos reais nas avaliações de quem já comprou. Evite anúncios com muitas vendas e poucas avaliações.

 

2. Cuidado com produtos repetidos

Uma estratégia usada pelos vendedores que buscam enganar os compradores é o uso de fotos de outras pessoas e de cadastros de muitos produtos com a mesma foto e descritivo.

A estratégia da foto visa levar credibilidade de uma foto já usada para venda e a repetição de produtos encurrala o comprador em meio a uma lista enorme de anúncios falsos.

Tente mudar os termos de busca para que a lista seja alterada. Escolha opções por regiões diferentes ou qualificação dos vendedores. Aproveite para copiar o título do anúncio e pesquisar o mesmo em outros marketplaces.

 

3. Avaliação é tudo!

Procure por vendedores profissionais com uma boa avaliação. Itens como demora para envio, poucas vendas, avaliação em baixa quantidade e com notas baixas podem ser indicadores de um serviço de venda duvidoso.

Prefira vendedores com score total bom, que são listados em destaque em suas categorias e com avaliações reais de seus clientes.

Se for preciso envie uma pergunta para o vendedor antes de comprar.

 

4. Cuidado com os produtos falsificados

Comprar produtos de países asiáticos não é sinônimo de falsificação, mas tenha em mente que a quantidade de itens falsos ainda é bem maior que a de originais. 

Para saber se o produto é original verifique se está escrito original no anúncio. Parece uma besteira, mas os vendedores são obrigados a informar e garantir no momento da venda . A política de qualidade da Shopee cobre esse tipo de venda e o produto pode ser trocado. Outro ponto é verificar se a marca do produto está na foto. Produtos falsos costumam ter a marca original apagada do anúncio. Verifique as avaliações, as fotos reais não irão mentir.

Uma outra opção é escolher marcas de qualidade que vendem produtos de marca própria como Mi, Blitzwolf, Ugreen, entre outras que são conhecidas por produtos de qualidade similares aos de grandes marcas.

Compre de lojas com estrutura física e com presença na Shopee como a Fast  Shop.

Entre em lojas da Shopee oficiais de grandes marcas. O valor pode ser maior, mas você também ganha em segurança.

 

5. Sou novat@. Como ganhar mais confiança?

Se você nunca comprou em uma plataforma como a Shopee uma forma de ganhar mais confiança é realizar uma compra internacional de baixo valor para acompanhar como funciona o processo de compra.

Outra forma é comprar de vendedores locais. A Shopee possui uma infinidade de lojas locais e vendedores informais com produtos seminovos. Tente realizar uma compra local para receber seu pedido mais rápido. Alguns vendedores publicam seus CNPJs, isso pode ajudar caso tenha a necessidade de verificar a origem da venda.

 

6. Hora de pagar. Verifique o valor final da venda

O Shopee é famoso por seus preços “agressivos”, ofertas enormes e cupons que estão sempre pulando na sua tela.

Em alguns casos essa quantidade de informações pode levar o comprador a um erro. Antes de fechar sua compra verifique com calma os valores finais e possibilidades de desconto. O frete é um caso clássico, em muitos casos escolhemos o melhor valor sem nos preocuparmos com o frete, mas que no final pode valer até 50% do valor da compra. 

Verifique também a existência de algum cupom importante. Isso irá evitar que você perca uma grande oportunidade.

 

7. Confira as avaliações

Essa pode ser uma das regras de ouro para uma compra segura. Apesar de muitos vendedores mal-intencionados usarem fazendas de avaliações e pagarem para simular uma boa avaliação, nada pode substituir uma avaliação real.

Leia as avaliações antes de comprar, interaja com as pessoas, realize perguntas e até publique o produto em grupos nas redes sociais para receber as opiniões antes das compras.

Boas avaliações apresentam fotos, boa descrição do produto e detalhes de uso. 

Verifique o volume de vendas e o volume de avaliações. Eles devem casar.

 

8. Rastreamento, sim eu quero sempre.

Virou uma regra, rastreamento é sinônimo de qualidade e segurança. Sempre acompanhe seu pedido e nunca realize uma compra sem receber o código de rastreamento.

 

9. O produto chegou! Não abra antes de ler isso!

O produto chegou e como sempre corremos para abrir, mas antes de abrir avalie os riscos. Se o produto for de baixo valor, abra sem medo. Agora se ele tiver valor sentimental ou valor material elevado é importante tomar cuidado.

Fotografe ou filme todo o momento da abertura. Esse material será sua garantia de que o produto enviado já estava com problema ou não era o que você pediu logo na abertura. Sites como Shopee, ALiExpress e Mercado Livre podem pedir essas imagens como prova no seu pedido de devolução.

Para evitar qualquer problema registre tudo, do momento da compra até a abertura do pacote.

Essas foram nossas 9 dicas para comprar na Shopee. Esperamos que elas ajudem você a realizarem compras mais seguras e a aproveitarem ao máximo cada marketplace.

Aqui na Coleco, nos especializamos em designs de camisetas inspirados na cultura pop, cinema, música, jogos e quadrinhos. Todos recheados com muito humor.