Uma mudança de D&D em relação a 5E: O que há de novo na próxima edição de Dungeons & Dragons?

A próxima edição de Dungeons & Dragons, chamada One D&D, tem gerado muita expectativa e discussões na comunidade de jogadores e mestres. A Wizards of the Coast tem liberado materiais de playtest para que os jogadores possam dar feedback e ajudar a moldar essa nova edição do famoso RPG de fantasia. Neste artigo, vamos analisar as principais mudanças apresentadas até o momento e como elas se comparam à edição anterior, o D&D 5E.

Conteúdo principal:

As mudanças no One D&D estão focadas em diversos aspectos do jogo, como criação de personagens, classes, magias e mecânicas. Algumas das principais alterações incluem:

  1. Criação de personagens: A nova edição busca dar mais liberdade e variedade na criação de personagens. As mudanças incluem a introdução de “aumentos flutuantes” de habilidade, que permitem aos jogadores escolher onde aplicar os bônus de habilidade de suas raças, e a remoção das raças “meio-” como meio-elfos e meio-orcs.
  2. Classes: As classes em One D&D estão sendo reorganizadas em quatro grupos: Expert, Mage, Warrior e Priest. Essa reorganização tem como objetivo padronizar as características de classe e melhorar o equilíbrio do jogo. Além disso, várias classes estão passando por revisões significativas, como o Ranger, que agora se beneficia da habilidade Expertise, e o Barbarian, cuja habilidade Rage foi modificada para ser mais versátil.
  3. Magias e técnicas: O sistema de magias também está sendo reformulado, com a introdução de novas opções de Metamagic para o Sorcerer, por exemplo. Além disso, a edição One D&D traz uma nova camada de complexidade para as armas, permitindo que os personagens marciais tenham mais variedade em suas habilidades e estratégias de combate.
  4. Padronização e acessibilidade: A Wizards of the Coast está trabalhando para tornar o jogo mais acessível e fácil de aprender para novos jogadores. Isso inclui a padronização de recursos de classe e a simplificação de algumas mecânicas, como a habilidade Wild Shape do Druid.

As mudanças apresentadas até agora no One D&D mostram que a Wizards of the Coast está buscando inovar e melhorar o jogo de várias maneiras. A nova edição parece estar caminhando para um sistema mais padronizado e acessível, sem perder o sabor e a complexidade que os jogadores de D&D tanto amam. Embora ainda seja cedo para tirar conclusões definitivas, as atualizações e diferenças em relação ao 5E parecem promissoras e têm o potencial de fazer do One D&D uma edição memorável do icônico RPG de fantasia.

Ainda não sabemos exatamente quais classes terão acesso a essa funcionalidade no One D&D, mas as classes de guerreiros parecem certas (Lutador, Bárbaro, Monge), enquanto também podemos ver o Ladino ou Paladino obtendo acesso.

Mudanças nos feitiços no One D&D: listas e preparação As listas de feitiços, anteriormente divididas por classe, agora são classificadas em listas Primais, Divinas e Arcanas – com cada classe tendo acesso a uma lista diferente, dependendo da fonte de sua magia. O Mago usa a lista Arcana (magia aprendida), o Clérigo usa a lista Divina (magia concedida por uma divindade) e o Druida usa a lista Primal (magia do mundo natural). Vários feitiços aparecem em várias listas (por exemplo, Luz), embora as mudanças no One D&D pareçam ter bloqueado algumas classes de feitiços aos quais eles tinham acesso anteriormente.

Os Rangers também usam a lista Primal, embora sem acesso aos feitiços de Evocação, e o Bardo tem restrições semelhantes: “Qualquer feitiço que você preparar para esta Classe deve ser um feitiço Arcano e deve ser de uma das seguintes Escolas de Magia: Adivinhação, Encantamento, Ilusão ou Transmutação.” Isso certamente parece mais organizado, mas corre o risco de parecer super organizado ou menos intuitivo do que as listas de feitiços de classe do 5E. Esperamos que o feedback dos jogadores oriente isso na direção certa.

Além disso, tanto o Bardo quanto o Ranger eram lançadores de feitiços ‘conhecidos’ no 5E, o que significa que eles aprendiam um pequeno número de feitiços a cada nível, prendendo os jogadores em certos estilos de jogo – diferente de outros lançadores de feitiços ‘preparados’ que podiam escolher em sua lista de feitiços no início de cada dia. Essas duas classes agora estão no último grupo, o que deve oferecer mais variedade, liberdade e experimentação – e evitar que os jogadores fiquem presos com escolhas menos otimizadas por longos períodos. No entanto, ainda não sabemos se isso se aplica a outros lançadores de feitiços ‘conhecidos’, como o Mago.

O playtest One D&D de dezembro de 2022 também oferece uma solução interessante para o número de feitiços que você pode preparar. Em vez de calcular um número de feitiços preparados a cada dia com base no seu nível e modificador de lançamento, você simplesmente prepara um número de feitiços em cada nível igual ao número de suas fendas de feitiço. Então, um Clérigo de nível um tem duas fendas de feitiço de 1º nível e pode preparar dois feitiços de 1º nível. É simples assim!

One D&D entra na era digital: atualizações, D&D Beyond e mesa de jogo virtual Embora os livros de regras físicos do RPG não desapareçam com o One D&D, está claro que a Wizards of the Coast está buscando focar mais na experiência digital de jogar Dungeons & Dragons.

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